radio ipb

terça-feira, 3 de maio de 2011

CHATamor 2



Minha mãe também se chama Helena (Helena Polska) e está com 88 anos. Quando embarquei para o Brasil com minha avó e meus dois irmãos mais velhos, eu ainda não tinha 6 anos. Com medo que eu não suportasse a despedida, minha mãe se deitou comigo na cabine do navio e, quando adormeci, ela desembarcou. Ao acordar, vi que o navio já estava em alto mar. Não pude me despedir de minha mãe. Levou 17 longos anos para qu eu pudesse chorar novamente em seus braços. Ela vive lá na distante Polonia.
O sobrenome dela (Polska), significa Polonia!
Por isso, também escrevi algo que fala de saudades, da mãe, das duas mães Polska que me carregaram em seu ventre: a Helena, nos braços de quem nasci, e a terra natal,onde firmei meus primeiros passos.

Polônia... que saudade dos momentos não vividos...
momentos interrompidos...
Polônia! 'Inda te carrego em me u coração brasil.
Ah, Mãe Polska! Permita Deus que eu possa te rever...
e outra vez, em teus braços... chorar ...



Mãe Polska


Polska, a rigor significa Polônia, ou polonesa, no idioma polonês.
Entretanto, Polska é também o sobrenome da minha mãe:
 HELENA POLSKA.
A vida nos separou quando eu tinha seis anos incompletos.
Ela vive na Polônia.
Porisso, quando falo em Mãe Polska, refiro-me a esta senhora que fez a escolha pelos
filhos; para que pudessem ter um futuro melhor.
Te amo, Mãe...
Ryszard




Um comentário:

  1. Ryszard, comovente.

    Voce como sempre, em poucas palavras transmite uma mensagem profunda. Quantos de nós temos uma escolha a fazer: visitar ou não a mãe.

    Voce não teve e não essa escolha a cada dia.

    Complementando o poema da Rosi, vamos valorizar enquanto ainda as temos por perto.

    Um abração.

    Joao Marcos.

    ResponderExcluir